A agência monitorou todas as ligações no período, em todo o Brasil, e comparou as quedas das ligações de usuários Infinity e "não Infinity".
A conclusão foi que a TIM "continua
'derrubando' de forma proposital as chamadas de usuários do plano
Infinity".
O documento apontou índice de queda de ligações quatro vezes superior ao dos demais usuários no plano Infinity - que entrou em vigor em março de 2009 e atraiu milhares de clientes.
O documento apontou índice de queda de ligações quatro vezes superior ao dos demais usuários no plano Infinity - que entrou em vigor em março de 2009 e atraiu milhares de clientes.
O relatório, feito entre março e maio,
foi entregue ao Ministério Público do Paraná.
"Sob os pontos de vista técnico e lógico, não existe explicação para a assimetria da taxa de crescimento de desligamentos [quedas de ligações] entre duas modalidades de planos", diz o relatório.
"Sob os pontos de vista técnico e lógico, não existe explicação para a assimetria da taxa de crescimento de desligamentos [quedas de ligações] entre duas modalidades de planos", diz o relatório.
O documento ainda faz um cálculo de
quanto os usuários gastaram com as quedas de ligações em um dia: no dia 8
de março deste ano, afirma o relatório, a operadora "derrubou" 8,1
milhões de ligações, o que gerou faturamento extra de R$ 4,3 milhões.
Durante as investigações, a TIM relatou
ao Ministério Público que a instabilidade de sinal era "pontual" e
"momentânea".
A operadora citou dados fornecidos à Anatel para mostrar que houve redução, e não aumento, das quedas de chamadas - as informações, no entanto, foram contestadas no relatório da agência.
A operadora citou dados fornecidos à Anatel para mostrar que houve redução, e não aumento, das quedas de chamadas - as informações, no entanto, foram contestadas no relatório da agência.
A Anatel afirma que a TIM adulterou a
base de cálculos e excluiu do universo de ligações milhares de usuários
com problemas, para informar à agência reguladora que seus indicadores
estavam dentro do exigido.
A agência afirma, por exemplo, que a operadora considerou completadas ligações que não conseguiram linha e cujos usuários, depois, receberam mensagem de texto informando que o celular discado já estava disponível.
A agência afirma, por exemplo, que a operadora considerou completadas ligações que não conseguiram linha e cujos usuários, depois, receberam mensagem de texto informando que o celular discado já estava disponível.
Nova Proibição
Com base nos dados, o Ministério Público
do Paraná pede a proibição de vendas de novos chips pela TIM no Estado,
o ressarcimento de consumidores do plano Infinity no Paraná por gastos
indevidos e o pagamento, pela empresa, de indenização por dano moral
coletivo.
A TIM já havia sido suspensa no Estado
no final de julho, quando a Anatel proibiu as vendas de novos planos das
operadoras com maior índice de reclamação em cada Estado. Além do
Paraná, onde o índice era de 26,1 reclamações a cada 100 mil clientes, a
operadora obteve o pior resultado em 18 unidades federativas.
Fonte: O PRESENTE
Fonte: O PRESENTE
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